Sejam vem vindos!

É um prazer compartilhar este blog com todos que o acessarem.
Desejo que seja útil e que possamos todos contribuir por uma Mipibu melhor.
Angela Freire
freirefrequent@gmail.com

SOU UM SER HUMANO QUE DIARIAMENTE TENTA PRATICAR A REFORMA ÍNTIMA. É DIFÍCIL... MAS TENTO!
---------------------------------

"A EDUCAÇÃO MORAL consiste na arte de formar hábitos, uma vez que a educação é o conjunto dos 'hábitos adquiridos'" Allan Kardec

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mês de abril: tempo de pensar em heróis. E que em Mipibu não existe...

Um mês em que o Exército, o Índio, o planeta Terra, a Voz, Monteiro Lobato, a Páscoa, o Hino Nacional, São Jorge, o Livro, a 1ª missa no Brasil, a Sogra e até a mentira - dentre outros - são lembrados e homenageados, ressaltamos a importância de dois nomes que contribuíram muito para a liberdade e a democracia nacional, o que se reflete no nosso dia-a-dia: Tiradentes e Tancredo Neves; coincidentemente os dois são mineiros.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o 1º grande mártir da Independência do Brasil, Patrono Cívido da Nação Brasileira e da Odontologia, nasceu em 1746 (dia e mês ignorados), no Sítio do Pombal, Distrito de São João Del Rey-MG, hoje Tiradentes.
Filho de Domingos da Silva Santos, português e de Antonia da Encarnação Xavier, brasileira, órfão de mãe aos 9 anos e de pai aos 15, ficou sob a tutela de seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão, com quem aprendeu o ofício de 'arrancar' dentes e fazer curativos.

Alma extremamente abnegada com grande desapego aos bens materiais, nutria grande preocupação com o próximo necessitado. Acalentava em seu ser o sonho de uma pátria livre e sempre lutou com entusiasmo e galhardia.

Lider da Inconfidência Mineira, movimento que negava fidelidade a Portugal e que tinha por objetivo buscar a liberdade e a independência do Brasil, era contra a "derrama!" que permitia ao governo português confiscar ouro e bens da população mineira e cobrar altíssimos impostos. Teve como seu delator um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, em troca do perdão de dívidas, o que levou à sua prisão e morte.

Tancredo de Almeida Neves, advogado, empresário e político. Nasceu em São João del Rei/MG (1910-1985).
O 'político conciliador e hábil articulador político'.
Morto há 25 anos, naquela que foi considerada uma maiores tragédias pessoais de toda a história política brasileira, Trancredo será lembrado eternamente por aquilo que não foi: o primeiro presidente civil eleito do país - mesmo que por eleição indireta - depois de 21 anos de regime militar.
Foi opositor do regime militar e um dos responsáveis pela democratização política brasileira, sendo um dos lideres do movimento Diretas Já em 1982, juntamente com o "Senhor Diretas", Ulisses Guimarães.

Tancredo mostrou que a política pode ser nobre, quando colocada a serviço de uma boa causa e praticada com consciência.
O fato de não ter governado perde importância diante de sua pregação patriótica e de sua obstinada busca pela união nacional, sem a qual o Brasil não teria conseguido seguir em frente e hoje, nós, população, eleitores, ter nas mãos o direito de escolher quem governa sua cidade, seu estado, seu país.

"Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros!" Tancredo Neves

Para o Brasil, 21 de abril é isso: tempo de pensar no heroísmo dos reconhecidos inconfidentes, como o nosso Tiradentes, e também do nosso lider da democracia brasileira Tancredo Neves.

Quisera-mos nós mipibuenses, ter dentre nossos munícipes e políticos, nomes como estes, que tanto souberam ter cuidado e zelo pelo seu povo e lutaram pelo bem de todos.
Mesmo sem os ter, torço para que bravos e anônimos cidadãos que não confidenciam, nem comungam, nem compactuam com a ordem atual estabelecida no nosso município: São José de Mipibu e que se opõem criticamente à forma de administrar, por almejar uma sociedade mais justa, possa surgir das cinzas da terra dos bravos guerreiros mopebus.
Utópico? Talvez sim!
Mas a centelha da ESPERANÇA se mantem viva em mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço destinado para você, caro leitor, expressar sua opinião, dar sua sugestão, críticas construtivas e elogios.